Descubra como sua empresa contábil está em relação ao mercado

April 2, 2019
3
min de leitura
Equipe Nibo
Conheça nossa newsletter

O mercado contábil está passando por grandes transformações nos últimos anos, principalmente em consequência das alterações promovidas pela Receita Federal com relação à entrega de obrigações acessórias, com a implementação do SPED Contábil.

Diante dessa nova situação, é importante saber como sua empresa contábil está funcionando em relação ao mercado em que atua.

Além dos serviços que comumente costumava prestar, hoje a empresa contábil precisa prestar assessoria, ajudar seus clientes a gerenciar e monitorar o próprio desempenho, com o intuito de melhorar o padrão de resultados.

E essa situação leva o próprio escritório a também se auto monitorar e se auto gerenciar em relação aos concorrentes.

Assim, selecionamos algumas questões que devem ser consideradas na hora entender como a sua empresa contábil está em relação ao mercado.

Conheça bem a sua empresa e aprenda tudo sobre ela

Primeiramente, para compreender a sua posição, é imprescindível conhecer bem a sua empresa, sua cultura e características. Antes de tudo, avalie as soluções oferecidas pela concorrência e se é possível oferecer algo melhor para o seu cliente.

Saiba a relevância do seu serviço

Da mesma forma em que é preciso se conhecer para crescer, é necessário saber onde se está pisando, e isso significa entender o seu lugar para se organizar. Estude o tamanho do seu mercado e se questione. Será que ele precisa do seu produto? O seu número e clientes é suficiente para gerar lucro para a empresa contábil? De que forma o seu serviço é útil para os seus clientes? Eles estão satisfeitos com o que é oferecido?

Quando esses questionamentos são feitos, fica mais fácil de entender a posição que a sua empresa ocupa para saber aonde se quer chegar.

Fique de olho na concorrência

Saiba o que seu concorrente faz e se o seu negócio possui um diferencial claro e difícil de ser copiado. Também pense nas diferenças e semelhanças entre as empresas e dos seus produtos.

Incentive a inovação

Para continuar crescendo, é interessante que um negócio incentive a inovação. Investir em novas soluções é um caminho excelente para reforçar o seu diferencial no mercado.  Pensar em novidades, questionar modelos e sair da área de conforto e uma forma de pensar em novas possibilidades de melhorias nos serviços.

Estude o perfil dos seus clientes

Sem esquecer os clientes, procure ficar atento às suas necessidades, trace os seus perfis e seus principais problemas. Aproveite para observar as informações que eles apresentam e suas prioridades, depois disso, tente perceber se o seu serviço faz parte delas.

Uma empresa contábil agindo como tal

Como foi dito anteriormente, uma empresa contábil, para conseguir bons resultados, deve ir além do monitoramento de seu próprio desempenho, comparando sua atuação com seus concorrentes.

Esse tipo de atitude oferece ao escritório maior vantagem competitiva e fornece a possibilidade de um crescimento mais seguro e mais veloz.

A partir dessa necessidade, foi desenvolvido um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual são incorporados os melhores desempenhos de outras empresas, ou aperfeiçoando os métodos aplicados, conhecido com benchmarking.

O processo é visto com bons olhos, já que permite à empresa contábil verificar como seus concorrentes agem diante de uma atividade ou função específica, melhorando sua própria forma de realizar a mesma função ou uma semelhante.

Para isso, é preciso implantar a gestão estratégica da empresa contábil, seguindo alguns passos básicos, que são os seguintes:

  • Estabelecer os principais indicadores de desempenho necessários, os KPIs;
  • Criar um ritual de monitoramento dos indicadores, analisando sua evolução no tempo e fazer a comparação com o mercado;
  • Estabelecer metas periódicas para melhorar esses indicadores;
  • Criar um ritual de planejamento de ações para correção dos desvios das metas estabelecidas.

Com esses passos, a empresa contábil terá como base a análise de um fato e de suas causas, para determinar as ações corretivas e preventivas.

O processo, nesse caso, deve envolver toda a administração do escritório, com cada profissional se tornando responsável pela apresentação dos próprios resultados e os planos de ação de melhorias.

Conhecendo os indicadores de desempenho

O KPI (Key Performance Indicator), ou indicador de desempenho, é uma ferramenta de gestão para fazer a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo.

Você pode ter mais informações sobre esse assunto no texto 7 indicadores de desempenho para gestão de empresas contábeis.

Para sua utilização é preciso manter o foco no processo e indicar como eles estão e buscar meios para sua melhoria.

Os KPIs estão além das tradicionais métricas financeiras, pois são responsáveis por medir o sucesso de cada processo dentro da empresa contábil.

A combinação de diversos indicadores pode apontar como conseguir melhores resultados e chegar aos objetivos estratégicos da empresa.

Vale aqui destacar que, para identificar os principais indicadores de desempenho para uma determinada empresa, é preciso conhecer a fundo os processos, já que não existe um padrão único, principalmente para uma empresa contábil.

Para determinar os indicadores de desempenho mais adequados é necessário considerar a missão da empresa, os valores fundamentais, o modelo de negócio, o público-alvo e a cultura empresarial.

Uma empresa contábil bem-sucedida deve desenvolver um sistema de definição de metas e de benchmarking dos resultados obtidos para garantir que eles se concentrem em busca da melhoria contínua.

Uma dica importante é que os objetivos devem sempre ser realistas e possíveis de serem alcançados, devendo ainda estar alinhados com os valores da empresa contábil.

Já que a empresa deve levar a equipe a atingir as metas, é necessário reforçar os objetivos, decidir onde concentrar as ações e fornecer feedback regularmente para que a empresa possa ser mantida na mesma direção.

Anotou todos os tópicos? Agora é hora de colocar a mão na massa e partir para colocar tudo em prática. Se você tem alguma dúvida, escreva pra gente aqui nos comentários, aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as novidades sobre contabilidade. Até logo.

 

Artigos Relacionados

Contabilidade 4.0: Conheça o futuro do contador

Descubra como a Contabilidade 4.0 está transformando o setor contábil com novas tecnologias, otimizando processos e agregando valor estratégico ao trabalho dos contadores.
Roberta Rocha
12/11/2024
10
min de leitura

Open Finance: Saiba tudo sobre o futuro das finanças integradas

Descubra o que é Open Finance, como ele transforma o setor financeiro e quais são os benefícios e desafios dessa inovação para os consumidores.
Roberta Rocha
1/11/2024
5
min de leitura

Marketing Contábil: A chave para o sucesso da sua contabilidade

Aprenda como o Marketing Contábil pode atrair clientes e fortalecer a marca do seu escritório de contabilidade, aumentando sua visibilidade e relevância no mercado.
Roberta Rocha
17/10/2024
12
min de leitura

Guia de Carreiras e Salários em Contabilidade 2024

Consolidamos as dicas mais importantes que todo profissional de Contabilidade deve saber.
Equipe Nibo
28/5/2024
6
min de leitura

Planilha de acompanhamento de rotinas contábeis

Equipe Nibo
1/4/2024
2
min de leitura

Faça como mais de 440 mil empresas e impulsione a sua gestão financeira com o Nibo

Quero conhecer
Conheça as soluções do Nibo