O mercado contábil está passando por grandes transformações nos últimos anos, principalmente em consequência das alterações promovidas pela Receita Federal com relação à entrega de obrigações acessórias, com a implementação do SPED Contábil.
Diante dessa nova situação, é importante saber como sua empresa contábil está funcionando em relação ao mercado em que atua.
Além dos serviços que comumente costumava prestar, hoje a empresa contábil precisa prestar assessoria, ajudar seus clientes a gerenciar e monitorar o próprio desempenho, com o intuito de melhorar o padrão de resultados.
E essa situação leva o próprio escritório a também se auto monitorar e se auto gerenciar em relação aos concorrentes.
Assim, selecionamos algumas questões que devem ser consideradas na hora entender como a sua empresa contábil está em relação ao mercado.
Primeiramente, para compreender a sua posição, é imprescindível conhecer bem a sua empresa, sua cultura e características. Antes de tudo, avalie as soluções oferecidas pela concorrência e se é possível oferecer algo melhor para o seu cliente.
Da mesma forma em que é preciso se conhecer para crescer, é necessário saber onde se está pisando, e isso significa entender o seu lugar para se organizar. Estude o tamanho do seu mercado e se questione. Será que ele precisa do seu produto? O seu número e clientes é suficiente para gerar lucro para a empresa contábil? De que forma o seu serviço é útil para os seus clientes? Eles estão satisfeitos com o que é oferecido?
Quando esses questionamentos são feitos, fica mais fácil de entender a posição que a sua empresa ocupa para saber aonde se quer chegar.
Saiba o que seu concorrente faz e se o seu negócio possui um diferencial claro e difícil de ser copiado. Também pense nas diferenças e semelhanças entre as empresas e dos seus produtos.
Para continuar crescendo, é interessante que um negócio incentive a inovação. Investir em novas soluções é um caminho excelente para reforçar o seu diferencial no mercado. Pensar em novidades, questionar modelos e sair da área de conforto e uma forma de pensar em novas possibilidades de melhorias nos serviços.
Sem esquecer os clientes, procure ficar atento às suas necessidades, trace os seus perfis e seus principais problemas. Aproveite para observar as informações que eles apresentam e suas prioridades, depois disso, tente perceber se o seu serviço faz parte delas.
Como foi dito anteriormente, uma empresa contábil, para conseguir bons resultados, deve ir além do monitoramento de seu próprio desempenho, comparando sua atuação com seus concorrentes.
Esse tipo de atitude oferece ao escritório maior vantagem competitiva e fornece a possibilidade de um crescimento mais seguro e mais veloz.
A partir dessa necessidade, foi desenvolvido um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual são incorporados os melhores desempenhos de outras empresas, ou aperfeiçoando os métodos aplicados, conhecido com benchmarking.
O processo é visto com bons olhos, já que permite à empresa contábil verificar como seus concorrentes agem diante de uma atividade ou função específica, melhorando sua própria forma de realizar a mesma função ou uma semelhante.
Para isso, é preciso implantar a gestão estratégica da empresa contábil, seguindo alguns passos básicos, que são os seguintes:
Com esses passos, a empresa contábil terá como base a análise de um fato e de suas causas, para determinar as ações corretivas e preventivas.
O processo, nesse caso, deve envolver toda a administração do escritório, com cada profissional se tornando responsável pela apresentação dos próprios resultados e os planos de ação de melhorias.
O KPI (Key Performance Indicator), ou indicador de desempenho, é uma ferramenta de gestão para fazer a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo.
Você pode ter mais informações sobre esse assunto no texto 7 indicadores de desempenho para gestão de empresas contábeis.
Para sua utilização é preciso manter o foco no processo e indicar como eles estão e buscar meios para sua melhoria.
Os KPIs estão além das tradicionais métricas financeiras, pois são responsáveis por medir o sucesso de cada processo dentro da empresa contábil.
A combinação de diversos indicadores pode apontar como conseguir melhores resultados e chegar aos objetivos estratégicos da empresa.
Vale aqui destacar que, para identificar os principais indicadores de desempenho para uma determinada empresa, é preciso conhecer a fundo os processos, já que não existe um padrão único, principalmente para uma empresa contábil.
Para determinar os indicadores de desempenho mais adequados é necessário considerar a missão da empresa, os valores fundamentais, o modelo de negócio, o público-alvo e a cultura empresarial.
Uma empresa contábil bem-sucedida deve desenvolver um sistema de definição de metas e de benchmarking dos resultados obtidos para garantir que eles se concentrem em busca da melhoria contínua.
Uma dica importante é que os objetivos devem sempre ser realistas e possíveis de serem alcançados, devendo ainda estar alinhados com os valores da empresa contábil.
Já que a empresa deve levar a equipe a atingir as metas, é necessário reforçar os objetivos, decidir onde concentrar as ações e fornecer feedback regularmente para que a empresa possa ser mantida na mesma direção.
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