Trabalhar de casa é muito conveniente hoje em dia. Não tem horas de trânsito para tirar seu bom humor, nem distrações típicas do escritório e a tecnologia ajuda a manter as reuniões e contatos no mundo virtual. Cada vez mais pessoas no Brasil, optam por um trabalho onde você pode usufruir desse benefício.
Porém, manter-se organizado é essencial. Juntamos aqui 5 dicas para que seu tempo em casa seja otimizado e eficiente ao máximo.
1. Imponha limites
Muita gente escolhe trabalhar em casa para ter mais tempo com a família. Mas é importante estabelecer com outros membros da família um horário próprio para o trabalho. Tente não resolver problemas pessoais ou fazer tarefas familiares nesses horário pré-estabelecidos.
2. Estabeleça um espaço físico
Pode ser uma mesa de trabalho em algum canto ou transformar um dos quartos em escritório, mas é aconselhado ter um espaço específico para trabalhar. Esse espaço (de preferência isolado) ajuda a manter a concentração.
3. Crie uma rotina
É essencial ter um rotina que incorpore horários de pausas e almoço, entre outros. É tentador, principalmente no início, pular o almoço, ver um filme no meio do dia e trabalhar até tarde depois para compensar. Pense que a longo prazo, esse hábitos podem roubar sua produtividade.
4. Comunique-se com o chefe
Não estar por perto do chefe requer um ajuste dos dois lados. Marque reuniões regulares para repassar o que está sendo feito, realinhar projetos e tirar dúvidas. Estabeleça uma comunicação que facilite a troca de informação.
5. Mantenha contato com outras pessoas
De vez em quando, ligue para um colega de trabalho ou apareça no escritório. Caso isso não seja possível, conheça as pessoas da sua área. Marque cafezinhos e almoços de vez em quando. Faça um esforço para interagir!